A Microsoft começou a disponibilizar uma atualização de testes para o aplicativo do Xbox no Windows 11. A nova versão permite experimentar um novo “modo compacto” que otimiza o layout da plataforma para consoles portáteis — como o ASUS ROG Ally e Lenovo Legion Go — e outros dispositivos de tela pequena.
Conforme explicado pela própria empresa, o novo modo de exibição é projetado para melhorar a “experiência em dispositivos portáteis com telas menores”, e alguns dos produtos que mais se alinham a essa descrição são a nova geração de consoles portáteis que executam o Windows 11, como os mencionados exemplos da ASUS e Lenovo.
O modo compacto reduz a espessura da barra lateral esquerda do aplicativo, conferindo uma maior área de exibição para a biblioteca de jogos. Isso permite que usuários encontrem seus títulos favoritos mais rapidamente e de forma intuitiva no menu que inclui as seções da biblioteca pessoal, Game Pass, Cloud Gaming e Microsoft Store.
Essas parecem ser as primeiras mudanças de uma atualização muito mais abrangente que visa tornar a plataforma mais fácil de ser utilizado em consoles portáteis. Recentemente, uma apresentação vazada da Microsoft sugeriu que seus engenheiros de software estão trabalhando em um “modo portátil” para o Windows 11.
Faz sentido que o primeiro aplicativo com um modo otimizado para telas pequenas seja o Xbox. O ROG Ally possui uma tela de apenas 7 polegadas, enquanto o Legion Go possui um display de 8,8 polegadas. Esses consoles portáteis têm o aplicativo como parte fundamental de sua experiência, que inclui jogos em nuvem e títulos exclusivos da Microsoft.